Mapas de Todos os Tipos
Introdução
Um mapa (do termo latino mappa) é uma representação visual de uma região, uma representação simbólica que enfatiza as relações entre elementos de algum espaço, como objetos, regiões ou temas. A palavra "mapa" vem do latim medieval: mappa mundi, onde mappa significava 'pano' ou 'tecido' e mundi 'o mundo'. Assim, "mapa" tornou-se um termo abreviado referente a uma representação bidimensional da superfície do mundo.
Os mapas mais antigos incluem pinturas em cavernas e gravuras em presas e pedra, seguidos por mapas extensos produzidos por antigos Babilônia, Grécia e Roma, China.
Localizar-se, estabelecer caminhos e orientar-se para seguir a direção certa: isso sempre acompanhou a história do homem na Terra. O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos (equipamentos, instrumentos), as características do espaço geográfico e, por consequência, os referenciais para localização e para orientação. Dependendo das características do espaço geográfico, dos aspectos culturais dos povos, da disponibilidade de equipamentos, recursos, como plantas e mapas, e dos referenciais, a maneira de orientar-se e localizar-se variam. Embora muitas vezes consideremos os mapas como representações objetivas, eles estão, na verdade, carregados de visões subjetivas do mundo.
Hoje a contempo traz, com exclusividade para assinantes premium, alguns exemplares mais antigos e impressionantes da engenhosidade humana em seus esforços de representar o mundo.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a contempoarteehistoria para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.